CdeEC – 1ª provocação

Tá, eu sei que Game of Thrones – GOT é do século passado! (As coisas nessa internet passam rápido demais, né?).

Mas vi essa provocação no livro Seja, Fale, Faça, da Luvvie Ajayi Jones, indicado no perfil de amiga querida, a Vivi Maurey. (Curiosa que sou, dei uma bisbilhotada no site do TED Talks, gostei da fala da Luvvie e comprei o livro).

Logo no começo, na página 20, Luvvie fala da importância de sabermos quem somos. Mas não só, como também discorre sobre a necessidade de conhecermos a comunidade na qual estamos inseridos, com a qual temos responsabilidade, a nossa base. Ela explica uma tradição africana quase esquecida, que costumava ser cantada nos aniversários e outras celebrações, e que conecta a pessoa aos seus ancestrais: Oríkì, uma palavra em iorubá que mistura duas outras e significa “louvar cabeça/mente”. 

Nas palavras de Luvvie, “um oríkì é uma saudação que louva a você mesmo, acolhendo também os seus e tornando o seu destino uma realidade”. Então, ela escreve uma fórmula para criar oríkìs no melhor estilo GOT! Gostei tanto que fiz o meu. 

Bem, você já percebeu que a primeira provocação não poderia ser melhor do que essa criativa saudação a nós mesmos! 

Pra isso, copio e colo a fórmula da Luvvie, que você pode achar na página 24 do livro:

“[Primeiro nome) (Nome do meio) da Casa (Sobrenome]. Informações sobre o agnome dele/dela (por exemplo, “Segundo de Seu Nome” se houver o agnome “Júnior”).

Próxima etapa: jogue a modéstia no lixo. Atribua a si mesmo todo o crédito do mundo. Quero que reconheça as coisas das quais se orgulha, bem como suas conquistas. Não precisam ser apenas profissionais, podem ser coisas que são tipo seu superpoder. Fique à vontade para usar pronomes reais (rainha, rei, conde, duquesa) para você, afinal, por que não? (Se alguém da monarquia estiver lendo isto, sinto muitíssimo pela apropriação. Só que não.) Seja criativo com a sua descrição se quiser. Também curto a ideia de brincar com aliterações só para dar um gostinho extra.”

Siga as orientações: não economize adjetivos. Seja grandiosa! 

Se quiser compartilhar com a gente, me marque na postagem. Vou adorar.

Ah! E se tiver dúvidas ou ficar travada, me chame.

Papel e caneta: comecemos!

E você, o que pensa sobre isso?! Comente aí, vai...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.