O que é um QR code, afinal?

Gentem, me empolguei-me e esqueci de dizer que raios é um QR Code!

Adeus a chatice do código de barras

QR code é o novo código de barras bi-dimensional lançado pelos japoneses lá no ano de 1994. (!!!)
“QR” significa “Quick Response”, isto é, resposta rápida.

Então por que esse código de barras é melhor que o código de barras que vem no boleto bancário?

Um código de barras tradicional armazena até 20 números (e somente números). Este modelo armazena ate 7089 números ou 4296 alfanuméricos (letras ou números). Incluindo endereços completos, informações sobre o produto no estoque e etc. O tamanho dele impresso é um décimo do tamanho do código de barras. E também existe uma versão “micro” que tem uma largura e altura menor que esta, porém cabe menos informação, ideal para ser usada em objetos menores.Para ler o código de barras a imagem deve estar posicionada sempre na posição correta, isto é, com o código começando na esquerda para a direita. No “QR Code”, o código pode estar rotacionado para qualquer lado, isto é, de cabeça para baixo ou virado 90 graus. Existem outros tipos de códigos de barra com duas dimensões, mas, entre todos, esse é o que permite a maior quantidade de informação. Como todo código de barra, para funcionar ele precisa de uma impressora, um programa de computador para ser gerado e um leitor (também chamado de scanner) para recuperar as informações.

Agora vem o pulo do gato:

O leitor é um programa que pode ser instalado em um celular com câmera, em uma web cam ligada ao pc, pocket pc ou palm com câmera e no leitor específico de “QR Code”. Então, aquela tarefa tediosa de copiar dados de uma revista, propaganda na rua ou cartão de visita de outras pessoas para dentro do seu celular acaba de ficar mais fácil.

As possibilidades são inúmeras, então vou fechar com um exemplo de comida: O MC Donalds do Japão esta imprimindo na embalagem a informação nutricional do produto. Você é uma pessoa que está sempre de dieta: puxa o seu celular e bate uma foto do “QR Code”. Em seu celular tem um aplicativo que controla suas calorias diárias. Tudo armazenado, nada digitado e o acompanhamento da sua dieta foi registrado.

2 respostas para “O que é um QR code, afinal?”

E você, o que pensa sobre isso?! Comente aí, vai...